Saiba o que é Essencial para Montar sua Cozinha Americana

cozinha americana

A cozinha americana é o sonho de muita gente por aí, não é mesmo? Além de ter um charme totalmente único, ela é muito eficiente, visto que é integrada e permite que quem esteja com as mãos na massa na cozinha socialize com o pessoal da sala.

Para quem não conhece bem o conceito cozinha americana, é um tipo de cozinha integrada com outros ambientes da casa, que geralmente é a sala de estar ou de jantar. Nesse modelo, a cozinha não tem nem portas dividindo, nem paredes, sendo que tudo é parte do mesmo espaço. Uma característica extremamente forte na cozinha americana, é a utilização da bancada ou balcão, que é utilizada nas refeições, no preparo dos alimentos e também na decoração da cozinha.

No post de hoje, vamos falar um pouco dessa cultura que está muito forte no Brasil e também dar algumas dicas importantes caso você esteja pensando em montar uma cozinha americana.

 

Quais as vantagens de uma cozinha americana?

Anos atrás, era comum, modelos de cozinha que fossem fechadas, restritas e isoladas, porém com o passar do tempo, a cultura foi mudando e começaram a aparecer cozinhas mais modernas, tendo aquele modelo tradicional caído em desuso.

Isso acontece também, pois a arquitetura ficou mais moderna, os ambientes se adaptaram também a novas possibilidades de decoração, e os imóveis ficaram mais pequenos, havendo a necessidade de soluções práticas.

cozinha americana

Mas vamos lá, uma das maiores vantagens que esse modelo de cozinha oferece, é a sensação de amplitude que ela oferece. Como não há paredes dividido o ambiente, ela nos dá a sensação de ser um comodo amplo, mais arejado e até visualmente maior.

A cozinha americana é também muito prática, caso sua vida seja muito corrida, pode ser uma excelente opção para você. Ela permite que você faça rápidas refeições sobre os balcões que são características fortes nesse modelo de cozinha.

Outra característica forte é a integração, esse é um excelente modelo, para você ser mais sociável com as pessoas, visto que enquanto você está fazendo a refeição, pode interagir com outras pessoas que estão na sala, por exemplo. Mas vamos aos principais passos que você deve seguir, caso a cozinha americana seja um projeto em mente para os próximos anos.

cozinha americana

 

Por onde começar

Primeiro é importante você analisar bem a planta do espaço que você quer fazer uma cozinha americana. O ideal é que o imóvel já tenha espaço para o balcão, caso na sua casa, já tenha parede dividindo os ambientes, é importante pedir o auxílio de um engenheiro para avaliar a situação.

Nesse caso, ele vai verificar se vai ter pilares, cabeamento elétrico e escanamentos pelo caminho, evitando que o pior aconteça. A escolha das medidas certas também é extremamente importante, uma altura ideal para o balcão, por exemplo, é de 1,10 m. Quando comprar as banquetas, a preferência é por modelos giratórios e com altura regulável.

medidas

Use e abuse da sua criatividade, o balcão pode ser feito de vários materiais, como MDF, madeira, granizo, quartzo e outros. Geralmente, o mais usado é o modelo de alvenaria, que pode combinar com o tampão de granito ou madeira. Essas são geralmente opções mais baratas e de fácil acesso no mercado. Caso você faça muitas frituras, é importante uma boa coifa ou exaustor, além de janelas, para evitar que o cheiro de gordura passe para a sala.

Pense também na decoração, embora seja um móvel integrado a outro, você não precisa combinar os móveis e as cores. A dica, nesse caso é seguir um mesmo estilo para criar harmonia entre esses cômodos.

Por último, tome muito cuidado com a organização, nesse modelo de cozinha, as coisas tendem a ficar mais a amostra, embalagens de alimentos, utensílios domésticos, etc. Tente manter sempre a organização do ambiente, pois sua cozinha vai ficar bem visível para todos que entrarem na sua casa.

 

Pisos, revestimentos e cores

O piso, nesse caso, pode ou não ser do mesmo modelo dá sala, vai muito da sua percepção no projeto, caso queira manter igual, não tem nenhum problema nisso.

Aliás, ambientes com o mesmo piso, reforçam ainda mais a ideia de amplitude que citamos a cima, já pisos diferentes, provoca uma ruptura entre a cozinha e os demais ambientes, fica bem demarcado e visível o espaço da cozinha, nesse caso.

revestimento

Quando o assunto, é revestimento, você não precisa colocar azulejo em tudo, de preferência para os locais que ficam a pia e o fogão, desse modo você facilita muito a limpeza.

As cores, não precisam ter o mesmo tom, também, mas é importante você escolher tons que se complementem, lembre-se de manter a harmonia entre os ambientes, vou te dar uma dica valiosa na hora de escolher as cores. Caso você utilize a cor verde clara no seu outro ambiente, por exemplo,  salpique tons verdes na sua cozinha também, mesmo ela sendo totalmente branca ou preta, vai ficar super legal e harmônico.

Que tal fazer uma cozinha americana? Agora que você já sabe um pouco sobre esse modelo, quem sabe pode transformar a sua cozinha em um modelo americano. Nós do Decor Sale, temos diversos itens que podem te ajudar na decoração da sua cozinha, e caso tenha ficado alguma dúvida, é só chamar a gente!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Últimas Publicações