Como Implementar Cortinas na Sua Decoração

As cortinas além de impedir que a iluminação entre no seu ambiente, também é peça fundamental na decoração da sua casa, e para isso, você pode utilizar vários tipos de cortina para decorar o comodo desejado, aliás você sabe quais os tipos de cortinas que estão disponíveis no mercado?

Podemos dizer também, que as cortinas dispõem de modelos de suporte de fixação diferente, além de diferentes sistemas de abertura, além da alta variação de tecidos no mercado.

Fique atento, pois nesse post de hoje vamos te mostrar como utilizar diversos tipos de cortina na decoração da sua casa e como encaixa-las em cada ambiente para deixar tudo harmônico.

 

Tipos de cortinas mais utilizados

Como mencionamos, as cortinas podem ser encontradas em diversos modelos diferentes no mercado, cabe a você decidir, qual o modelo adequado para o ambiente em que você quer colocar.

 

Cortinas de Voil

tipos de cortinas

Esse é um dos tipos de cortinas, que é utilizado geralmente em salas de estar, ela facilita um pouco a entrada de luz no ambiente, pois o tecido é mais fino.

Caso você queira bloquear mais os raios de sol, pode colocar uma camada dupla, bloqueando mais a luminosidade no ambiente.

 

Cortinas Blackout

cortina blackout

Primeiramente é importante você saber, que esse modelo de cortina barra 100% da luminosidade.

Ela é a mais adequada para quartos e salas de home theater, como elas não parecem ser muito “bonitas”, você pode usar-las junto com um tecido mais fino na frente, dessa forma, você tem como resultado um tom mais elegante na sua decoração.

 

Cortinas Romanas

cortina romana

Esse tipo de cortina, te dá um aspecto mais sofisticado, mais rústico, possuem detalhes na horizontal e linhas retas.

Você pode aproveitar esse modelo, em janelas grandes, nas salas de estar, quartos e espaços gourmet, fica um charme total, além de claro da facilidade do recolhimento que funciona na vertical.

 

Cortinas Rolô

cortinas rolo

Esse modelo de cortina, pode ter um sistema de acionamento automático, quando estão encolhidas costumam ficar enroladas.

Além de poder ficar escondidas no cortineiro de gesso ou de forma fixa no varão.

 

Cortinas Tradicionais

cortinas tradicionais

São as mais comuns, que geralmente tem na sua casa, pode ser feita com uma grande variedade de materiais, desde o mais tradicional que já citamos, o voal, até a camurça, combinando assim com modelos de decorações diferentes.

Muitas vezes, esse modelo é utilizado como decoração de fato, sendo que a função de impedir que os raios solares adentrem no ambiente, ficam por conta das persianas ou rolôs.

Geralmente são presas em varões ou trilhos suíços, e, além disso, podem ter acessórios como braçadeiras, xales e pingentes.

 

Persiana

persiana

São aquelas que são formadas por algumas laminas e são presas por um cordão, podem girar na vertical ou horizontal, os modelos mais comuns, são os de madeira e alumínio.

Esse modelo é excelente para se ter mais controle da luminosidade do local, visto que você pode aumentar ou diminuir a entrade de luz.

O fechamento pode ser standart, que é o mais tradicional, com a cordinha para puxar e realizar o travamento, outro modelo disponível no mercado é a monocontrole, que possui uma haste continua, que se gira para fechar, há outro modelo também, que é automatizado, que é recomendado, quando a persiana for muito alta.

 

Cortinas tipo Painel

cortinas tipo painel

Seu recolhimento é lateral e permite diversas posições diferentes, são compostas por painéis de tecido que correm na horizontal presas sobre os trilhos.

Recomendamos esse modelo para salas de estar e quartos.

 

Como escolher as cores para as cortinas

As cortinas, são elementos que complementam a decoração da sua casa, logo é importante você utilizar tons mais neutros e claros, como o branco, cinza ou bege.

Já nos quartos e na sala de home theater, você pode abusar um pouquinho mais das cores, e utilizar tons mais marcantes, com estampas diferentes.

Nesse caso, não se esqueça de manter esse mesmo padrão no restante da decoração, lembre-se de mandar o ambiente harmônico.

 

Qual a altura ideal para instalar a cortina

Bom, não existe um tamanho ideal de uma cortina, sendo que para caso de decoração ou estilo diferente, se exija um tamanho diferente. 

Geralmente, o padrão é deixar pelo menos 30 cm de cada lado de sua janela, isso falando na largura. Falando da altura, ambientes como sala de estar, é que fique dentro do forro ou cortineiro até o piso, dessa forma fica super elegante.

 

Cortineiro

Esse é um detalhe que pode fazer total diferença na sua decoração. O cortineiro é aquele espaço deixado no teto, acima das janelas e portas, esse é um elemento que serve para dar um acabamento mais sofisticado para a instalação de cortinas e persianas que ficam embutidas nesse pequeno vão entre a parede e o forro da casa.

Existem três tipos de cortineiros, o sobreposto, embutido e com iluminação, veja aqui alguns exemplos desses modelos.

Sobreposto

 

Embutido

 

Com iluminação

 

Agora que você já sabe os principais modelos de cortinas, disponíveis no mercado, pode pensar em redecorar melhor seu ambiente, que tal?

Qualquer dúvida que você tiver, nós do Decor Sale, estamos aqui para te ajudar quando o assunto é decoração, ok?

Se estiver pensando em remontar sua decoração geral também, temos vários produtos exclusivos para remodular sua decoração atual, confira em nosso site.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Últimas Publicações